O Departamento de Ciências Biológicas (DCB) foi criado em 2006 logo após a criação do campus Diadema da UNIFESP. Abrigando diferentes áreas de conhecimento e linhas de pesquisas integradas vinculadas às Ciências Biológicas, o DCB enquanto unidade pioneira em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas contribuiu ativamente na implantação e consolidação do campus Diadema da UNIFESP.
O DCB conta com 25 docentes alocados em três setores: Biologia Celular e do Desenvolvimento, Biologia Molecular, Microbiologia e Imunologia, e Morfofisiologia e Patologia. A interação entre as áreas de conhecimento que compõem o Departamento tem possibilitado o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto no estudo de mecanismos moleculares, celulares e sistêmicos envolvidos na fisiologia e patologias de diversas ordens, incluindo modelos microbianos, proporcionando a aplicação deste conhecimento para o desenvolvimento de modelos de ensino de graduação e pós-graduação eficientes, inovadores e estimuladores.
A professora Fabíola Freitas de Paula Lopes foi homenageada por sua atuação de destaque entre as mulheres da área de reprodução animal, durante o evento comemorativo dos 50 anos do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA).
Projeto liderado pelo Professor Julio Cezar Franco levou à identificação de 62 novos vírus com potencial para controle biológico e é destaque da Agência FAPESP. Este projeto faz parte de uma colaboração entre três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP – o Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3), o Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos (Projeto ARIES) e o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC).
Leia a reportagem aqui!
Professora Caroline Serrano do Nascimento foi contemplada com o prêmio Jovem Pesquisador SBEM-2025. Esta premiação visa reconhecer pesquisadores até 45 anos, que desenvolvem trabalho de excelência em instituições de pesquisa no estado de São Paulo. A premiação ocorreu durante o 16o. Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM 2025).